CACI



A resposta social tem acordo para 54 clientes e capacidade máxima para 60. Dá resposta a pessoas com idade superior ou igual a 18 anos com deficiência intelectual ligeira, moderada e severa, associada a diferentes patologias e/ou síndromes, dos concelhos de Elvas e Campo Maior.



Objetivos:



  • Promover níveis de qualidade de vida nas suas várias dimensões: relações interpessoais, autodeterminação, bem-estar emocional, físico e material, ocupacional, cidadania e direitos, traduzidos nos planos individuais de cada cliente da resposta;
  • Promover estratégias de reforço da auto estima, da valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidades necessárias para melhorar e/ou desenvolver a sua capacidade e autonomia;
  • Apoiar a integração social através de atividades socialmente úteis – A.S.U., no interior e exterior da Instituição;
  • Articular os processos de transição para programas de inclusão socioprofissional ou de reabilitação profissional;
  • Dar ênfase à articulação com a família/significativos dos clientes.


Atividades Ocupacionais: lavores, trabalhos manuais, manutenção de conhecimentos, culinária rápida, atividades na horta biológica, treino de competências sociais, estimulação cognitiva, atividades socialmente úteis (ASUs), atividades na área da expressão corporal e dança.


Grupo de Autorepresentação


Atividades terapêuticas: equitação com  fins terapêuticos, natação e atividade motora adaptada, psicomotricidade no ginásio e em meio aquático, fisioterapia e atividades/ terapias em contexto de  Snoezelen.  As atividades que se desenvolvem  em outras extruturas da com unidade estão canceladas, temporariamente, devido à Pandemia do COVID 19. Retomam logo que possível.



Recursos humanos:


 Técnicos -  por 1 Director Técnico de CAO a 100%, 1 T.S. Educação Especial e Reabilitação a 25%, 1 professor de Educação Física a 100%, 1 Fisioterapeuta a 75 %, 1 Psicóloga a 50% e 1 T.S. de Serviço Social a 50%


Monitoras de CAO – 4


Ajudantes de Ação Direta- 8

Auxiliar de serviços gerais - 1